domingo, 6 de fevereiro de 2011

Livro de Memórias

Começando a responder às perguntas que chegaram via e-mail:

Meu nome é Sonia, resido em S.Paulo, (mais de 40 anos) hoje tenho 59, sou dona de casa, gosto de ler, e de por no papel algumas coisas que  vejo, ouço, leio e não quero esquecer.
Até novembro passado, morava aqui comigo uma querida tia. Digo "morava", porque aos 94 anos,  Jesus a recolheu. E durante o tempo que convivemos, tudo o que ela contava os "causos" antigos, (pois era lúcida) eu escrevia, e  hoje, não querendo perdê-los, gostaria de deixar num livro, para que a família nunca esqueça TIA ALICE, uma figura!
É isto, os escritos estão por aqui espalhados no micro, cada pouco num canto, pretendo juntá-los, mas não sei nadica de nada  de fazer livros. E aí? Como funciona isto? Quanto custa? Precisa revisão? Ah! a quantidade de páginas, deve estar em torno de umas 30 a 40.

Olha que coisa mais gostosa de se fazer: registrar os "causos" contados por uma pessoa querida que já se foi! A Sonia é mesmo uma pessoa privilegiada. E pra ela, a resposta é simples:

1. Reúna todos os escritos e mande via e-mail, para que eu faça a revisão e edição.

2. Procure imagens que possam enriquecer os textos, já que é para ser recordação de família... creio que vale buscar fotos antigas das pessoas e lugares citadas nos causos. Pode scanear e enviar por e-mail, ou se não tiver scanner mandar pelo correio, devolvo depois de digitalizar.

3. Escreva mais alguma coisa, sobre a experiência de conviver com sua tia Alice, fazendo especificamente um texto inicial e um final para o livro.

4. Faça propaganda entre os amigos e familiares do seu livro, e confirme quantos se interessam em ter uma cópia do livro. Você pode ratear com eles todo o valor do projeto (incluindo os custos de revisão-edição-diagramação) ou assumir sozinha esta parte e deixar que eles paguem somente o preço da impressão do livro, que pode ficar entre R$ 12,00 até R$ 80,00, conforme as escolhas que você fizer (ou cada um pode fazer uma escolha diferente).

Veja o tipo de escolhas que pode determinar o valor da impressão de cada livro:

  •  É somente texto ou terá imagens também?
  • Papel simples, (branco), luxo, ou comum (creme, tipo papel jornal)?
  • Capa dura ou brochura (capa mole)?
  • Quantidade final de páginas.

O valor do meu serviço, como falei antes, só poderei dizer depois que finalizar o primeiro serviço, ok? Mas não se assuste, não é nada absurdo.

Um comentário:

Monica Loureiro disse...

Fiquei curiosa para voltar mais neste Blog...